Estratégias de longo prazo para um crescimento constante
As estratégias de investimento de longo prazo oferecem mais estabilidade, menor risco e acúmulo de riqueza potencialmente enorme se feitas de forma consistente.
1. Média do custo em dólar (DCA)
Essa estratégia envolve investir uma quantia fixa de dinheiro em suas contas de investimento todos os meses, apesar das condições de mercado. Digamos que você decida investir $ 200 todos os meses em uma ação ou fundo mútuo. Isso significa que não importa quais sejam as condições do mercado de ações, você depositará regularmente $ 200 na conta.
Como resultado, você comprará mais ações quando os preços estiverem baixos e menos ações quando os preços estiverem altos. Com o tempo, as mudanças no mercado se suavizarão e, em várias décadas, você provavelmente terá dinheiro suficiente para se aposentar convenientemente.
2. Estratégia de compra e retenção
A estratégia de compra e retenção é bastante semelhante ao DCA. A principal diferença é que você compra uma ação selecionada de ações, títulos ou fundos mútuos individuais e a mantém por décadas. Esse método se baseia na teoria de que os mercados de ações tendem a subir com o tempo, apesar de algumas flutuações de curto prazo.
Essa estratégia permite que os investidores de longo prazo evitem taxas de transação frequentes, nunca movendo o dinheiro entre diferentes ações. No entanto, se você quiser fazer isso, é melhor saber no que está investindo e poder prever o nível de sucesso da empresa.
3. Diversificação
Diversificação tem tudo a ver com ter seus ovos em cestas diferentes. Ao investir em vários fundos e ações diferentes, você minimiza a chance de perder tudo de uma vez se a ação em que investiu falhar.
Um investimento bem-sucedido pode compensar vários fracassados – essa é uma das principais ideias por trás da diversificação do seu portfólio.
4. Reinvestimento de dividendos
Ao investir em ações que pagam dividendos e depois reinvestir os dividendos para comprar ações adicionais, você pode ganhar muito dinheiro a longo prazo com o poder dos juros compostos.
Os dividendos reinvestidos geram ainda mais dividendos, e isso se torna um ciclo monetário que pode até se compor para fornecer milhões.
5. Investimento em fundos de índice
Esses fundos monitoram o desempenho de índices de mercado específicos, por exemplo, o S&P 500. Esses fundos têm uma ampla exposição e não requerem gestão ativa. Com o tempo, a maioria deles tende a crescer, o que o torna uma oportunidade confiável e de baixo risco para investidores individuais que não têm muito conhecimento na área.
Estratégias de curto prazo para retornos mais rápidos
Em estratégias de investimento de curto prazo, você enfrentará significativamente mais riscos, mas as recompensas potenciais podem mudar sua vida para sempre. Nesse caso, seria útil se você acompanhasse os movimentos do mercado de ações e entendesse as mudanças de tendência.
1. Negociação do dia
O day trading, como o nome indica, envolve a compra de ações individuais e a venda no mesmo dia. Essa estratégia é altamente ativa e requer monitoramento contínuo das tendências do mercado e dados em tempo real. Pode ser altamente lucrativo para pessoas que entendem como o mercado funciona, quais ações provavelmente dispararão e que podem combinar decisões baseadas em dados com sua intuição.
No entanto, com alta recompensa vem um risco ainda maior, especialmente para o olho destreinado. Se você estiver interessado em se envolver no day trading, definitivamente deve procurar alguma educação na área para poder realizar análises fundamentais e evitar perder todo o seu dinheiro em um único dia.
2. Venda a descoberto
A venda a descoberto tem tudo a ver com vender as ações que você já possui e recomprá-las posteriormente, quando o preço cair. Para essa estratégia, investidores experientes tomam emprestado ações de uma ação que acreditam que diminuirá em breve, depois as compram de volta a um preço mais baixo e retornam ao credor.
No entanto, assim como os preços das ações podem cair, eles também podem subir. Embora eles só possam cair para 0, eles podem subir para o infinito. Por esse motivo, as perdas nessa estratégia são teoricamente ilimitadas.
3. Negocie ações especulativas
As ações especulativas são aquelas que pertencem a negócios com alto potencial de crescimento, mas sem finanças ou modelos de negócios estabelecidos. Os traders geralmente investem nessas ações na esperança de um crescimento extremo e, por sua vez, lucro extremo.
Por outro lado, como essas ações individuais podem levar a ganhos rápidos e significativos, elas também podem perder valor com a mesma rapidez.
4. Ações de balcão (OTC)
As ações OTC são negociadas por meio de plataformas descentralizadas em vez de NASDAQ ou NYSE. Essas ações também são bastante especulativas e podem conter ganhos ou perdas rápidas. No entanto, as ações OTC são relativamente baratas e seu potencial de crescimento significativo é o que atrai os investidores.
Além disso, vale ressaltar que essas ações são menos regulamentadas e mais difíceis de sacar, o que as torna mais vulneráveis à manipulação de preços e outros riscos de mercado.
5. Envolva-se em ações de memes
As ações de memes são impulsionadas principalmente pelo hype da mídia social. O que os torna altamente voláteis, mas também altamente lucrativos em caso de sucesso. Eles custam quase nada, talvez frações de centavo, quando são lançados pela primeira vez.
No entanto, se eles pegarem o hype da mídia no Twitter, Reddit ou outras plataformas, eles podem ver uma explosão repentina no preço. Embora esses preços sejam provavelmente de curto prazo, se você comprar cedo e vender rapidamente, poderá pensar em ganhar muito dinheiro.
Dicas para iniciantes sobre como ganhar dinheiro no mercado de ações
Embora qualquer pessoa possa começar a investir a qualquer momento, não pule de cabeça sem obter alguma educação, primeiro. Nesta seção, você encontrará algumas dicas que o ajudarão a navegar no mercado de ações com mais facilidade e entender o que está fazendo.
- Comece com a educação. Reserve um tempo para aprender o básico sobre como funcionam os investimentos, pesquise diferentes tipos de investimentos e os principais termos financeiros. Se você não sabe o que está fazendo, é o mesmo que jogar seu dinheiro fora.
- Estabeleça metas claras. Entenda por que você está investindo. Se você deseja se preparar para a aposentadoria, precisará de uma estratégia de longo prazo. Se você precisa comprar algo grande, as estratégias de curto prazo podem ser melhores.
- Diversifique seu portfólio. Não aposte todas as suas fichas em um único número. Distribua os investimentos entre setores, empresas individuais ou países para garantir que você não perca tudo de uma vez.
- Concentre-se em investimentos de longo prazo. Isso é especialmente importante se você é novo ou não tem motivação para aprender tudo sobre investimentos. Os investimentos de longo prazo geralmente são mais seguros e se acumulam com o tempo, proporcionando mais dinheiro quanto mais tempo você investe.
- Mantenha-se informado sobre as tendências do mercado. Se você for investir ativamente, certifique-se de entender como o mercado muda, como os eventos externos podem influenciar os preços das ações, leia regularmente notícias financeiras, siga analistas de mercado e entenda outros indicadores econômicos.
Conclusão
Investir no mercado de ações requer amplo conhecimento da área. Entrar sem entender o que você está fazendo só pode levá-lo a sérios problemas financeiros.
Embora seja verdade que às vezes as pessoas têm sorte, não vale a pena apostar seu dinheiro nisso. Eduque-se sobre investimentos, defina suas metas e aborde o investimento com cautela e experiência.